O Colo Colo Palpite é um time de futebol do estado da Bahia, fundado em 3 de abril de 1949, na cidade de Ilhéus. O nome do time é uma homenagem ao cacique indígena Colo Colo, líder da tribo dos Aimorés da região, que resistiu às tentativas de escravização pelos colonizadores portugueses. O clube começou a sua história na segunda divisão do campeonato baiano, mas logo subiu para a elite do futebol estadual e se tornou o primeiro campeão baiano do interior em 1966.

Após uma trajetória de altos e baixos, o Colo Colo Palpite iniciou um processo de renovação em 2019, com uma nova diretoria e um novo técnico. O objetivo principal era fazer um time competitivo para a disputa do campeonato baiano de 2020, que acabou sendo interrompido pela pandemia de Covid-19. Mesmo assim, o time mostrou um bom desempenho, com duas vitórias e dois empates em quatro jogos disputados.

Em 2021, o Colo Colo Palpite se reforçou ainda mais, com a chegada de novos jogadores para todas as posições. O técnico Luís Carlos Cruz aposta na mescla de jogadores jovens e experientes para formar um time equilibrado e competitivo. O goleiro Jordan, o zagueiro Rafael Santos, o volante Miller, o meia Gui Campana e o atacante Cláudio Grafite são alguns dos destaques do elenco renovado.

O começo da temporada não foi fácil para o Colo Colo Palpite, que perdeu os dois primeiros jogos no campeonato baiano de 2021. Mas a equipe se recuperou nas partidas seguintes e conseguiu uma vitória importante contra o Bahia de Feira, um dos favoritos ao título. O time mostrou uma boa organização tática e conseguiu criar boas oportunidades de gol, com destaque para a atuação do meia Gui Campana.

Além do campeonato baiano, o Colo Colo Palpite vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2021. O objetivo é conquistar o acesso para a Série C e colocar o clube em destaque no cenário nacional. Para isso, o time conta com uma torcida apaixonada e fiel, que sempre apoia o clube nos momentos bons e ruins.

Assim, o Colo Colo Palpite é um time de futebol em constante evolução, que aposta na renovação para conquistar títulos e fazer história no futebol brasileiro. A torcida espera que a equipe continue a crescer e a surpreender nos campeonatos que disputa, representando com honra o nome do cacique Colo Colo e a luta pela valorização da cultura e da identidade dos povos indígenas.