Com a popularidade cada vez maior dos carros compactos no Brasil, a segurança dos ocupantes é uma preocupação crescente para os consumidores. Entre estes modelos encontra-se o Chevrolet Onix, um dos mais vendidos no país. A fim de avaliar a segurança deste hatchback, o teste de colisão é um dos instrumentos mais utilizados pelos órgãos de segurança automotiva. Mas como o Onix se saiu nestes testes?

Ao avaliar o Onix, o programa de avaliação de veículos novos para a América Latina e Caribe (Latin NCAP), apresentou resultados mistos. Na avaliação geral, o Onix recebeu uma pontuação positiva de três estrelas em segurança para adultos e quatro estrelas em segurança para crianças. Este resultado é inferior ao de outros modelos similares, como o Volkswagen Polo, que recebeu cinco estrelas em ambas as categorias.

Segundo o Latin NCAP, as principais falhas do Onix estão na proteção da cabeça do motorista, que recebeu uma avaliação pobre, bem como na proteção dos joelhos do motorista e do passageiro, que foram classificadas como marginais. Outro ponto de atenção foi o teste de batida lateral, onde o Onix obteve apenas duas estrelas em segurança para adultos.

Além das avaliações do Latin NCAP, a Chevrolet também avalia a segurança do Onix através de seu próprio centro de testes de colisão. O teste de colisão frontal em 40 km/h revelou um bom desempenho na proteção dos ocupantes, com destaque para a estrutura reforçada da carroceria do Onix e para os sistemas de retenção de ocupantes, incluindo airbags frontais e laterais para motorista e passageiro.

Outra medida tomada pela Chevrolet para garantir a segurança dos ocupantes do Onix é a inclusão de sistemas de segurança avançados. O modelo 2021 do hatchback é equipado com controle eletrônico de estabilidade (ESP), monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e sistema isofix para instalação de cadeiras infantis.

Em resumo, é evidente que o Onix obteve resultados mistos nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP. No entanto, a Chevrolet vem trabalhando constantemente para melhorar a segurança do modelo, seus sistemas de retenção e as tecnologias avançadas de segurança. Quanto aos consumidores em busca de um carro compacto e seguro, é importante considerar uma ampla gama de opções, comparar os resultados em vários testes de colisão e optar por modelos com sistemas de segurança avançados.